domingo, 17 de agosto de 2014

FEIRA DE CIÊNCIAS “CIÊNCIA EM NOSSO DIA A DIA” Educação Infantil ao 9º ano





Objetivo: Trabalhar com os alunos um conteúdo específico no qual eles já tenham visto em sala.

5° Ano
Subtema: Lixo e meio ambiente
Objetivo: Falar sobre os danos causados pelo lixo e a importância de se reciclar e como surgiu a reciclagem. (Ver anexo I)
  • Produção de cartazes a nível informativo, relatando os danos que o lixo pode causar ao meio ambiente, mostrando o tempo que determinados materiais levam para decompor;
  • Montar com os alunos oficinas de reaproveitamento do lixo (reciclagem). Expor o material produzido nas oficinas no dia da feira, sendo que os artesanatos serão separados por matéria prima (Ex.: artesanato produzido a partir de garrafas plásticas, artesanatos produzidos a partir de caixa, etc.)
  • Elaborar cartazes ou um painel que mostra o tempo de vida útil de materiais variado, desde uma folha de papel a uma pilha comum.
Obs.: O painel poderá ser confeccionado com material reciclável (tampa de garrafa, lacre de latinha, etc.), propiciando algo em relevo. O material no qual esteja sendo dito o tempo de vida útil, pode está colado no painel.
EXPERIÊNCIA: Mostrar como fazer uma composteira com o material orgânico coletado em casa.
Obs.: Os alunos podem esta montando essas composteiras em sala para que os pais vejam como é fácil aproveitar o lixo orgânico em casa para que se possa montar hortas em caqueiros.
  • Material: garrafa pet (2L), cascas de frutas e verduras, um pouco de terra e água.
  • Procedimento: corte a garrafa na parte superior.
Depois de cortada, coloque um pouco de terra dentro da garrafa, em seguida acrescente as cascas de verdura. Vá alternando camadas de terra e cascas, sendo que a ultima camada deve ser de terra.
Obs.: você pode misturar a terra um pouco de areia, pois ela contém partículas de minerais.
MATERIAL
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
Lata de alumínio
200 a 500 anos
Lata de ferro
100 anos
Plástico
450 anos
Papel (lixo orgânico)
4 a 6 semanas
Vidro
4000 anos (estimado)

EXPERIÊNCIA: Lixo que vira brinquedo.
Bilboquê:
  • MATERIAL: 1 copo de papel ou plástico usado ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio, barbante, 1 folha de papel usado, fita crepe, tinta guache.
  • PROCEDIMENTO: Amasse o papel até forma uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de 1m de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com a fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use a fita crepe para fixar. O objetivo dessa brincadeira e segurar o copo co uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro sem tocar nela.
Dominó:
MATERIAL: Revista velha, papelão, caneta e tesoura.
PROCEDIMENTO: Folhei a revista velha com 28 figuras pequenas e recorte. Recorte o papelão em 28 retângulos de 5cm X 10cm. Faça um risco dividindo cada retângulo em duas metades. Em uma metade, será colocada uma figura. Na outra, será escrito o nome de uma outra figura. Faça isso em todas as peças, certificando-se de escrever o nome de todas as figuras. O jogo vai começar! Coloque uma peça na mesa e distribua as demais entre os outros participantes. Um de cada vez os jogadores devem encaixar o nome à imagem correspondente ou vice-versa, até que não sobre mais nenhuma peça na mão.
Obs.: Há vários outros brinquedos feitos com material reciclável que poderão ser produzidos na feira. Disponível em: alessialacerda.blogspot.com.br/2008/05/lixo-que-vira-brinquedo.html
6° Ano
Subtema: Biomas do Brasil
Objetivo: Falar sobre a Caatinga e Mata Atlântica que são dois biomas presentes na região, estando ambos em transição.
  • Dividir a sala em dois grupos, cada grupo se responsabilizará pela produção de uma maquete que mostre as características principais de cada um desses biomas. Cada grupo ficara com um bioma.
  • Montar cartazes ou painel que fale um pouco sobre a fauna presente nos biomas.
  • Montar um mapa que mostre as regiões onde cada bioma abrange.

7° Ano
Subtema: Evolução e um pedacinho da história da ciência
Objetivo: Contar um pouco sobre a história da ciência através do processo de evolução, falando sobre dois cientistas importantes nesse processo (Darwin e Lamarck).
  • Montar um vídeo de poucos minutos, onde os alunos irão explicar e encenar sobre as teorias propostas por esses dois cientistas.
  •  Montar na sala um ambiente lúdico, onde o vídeo produzido pelos alunos será exposto aos visitantes.

8° Ano
Subtema: Célula, um pedacinho do quebra-cabeça corpo humano
Objetivo: A célula sendo a menor estrutura que compõe o corpo humano, os alunos fará uma viagem no interior dela, mostrando as partes que formam a célula.
·         Utilizando bolas de isopor, tinta, massa de modelar, etc., confeccionar uma célula animal e uma vegetal completas, e algumas partes que as diferenciam.
·         Cada aluno se responsabilizara em explicar o papel, função de uma estrutura específica da célula.
EXPERIÊNCIA: Vulcão de levedura:
·         MATERIAL: fermento biológico, água oxigenada, copo descartável, bacia ou prato fundo, um pouco de detergente, corante(opcional)
·         MÉTODO: Dissolva o fermento biológico em um copo de água. Coloque um pouco dessa mistura  (mais ou menos um dedo) em dois copos de plástico.
Pingue algumas gotas de detergente nos dois copos com a mistura de leveduras.
Coloque o copo com a mistura de fermento dentro de uma pia ou em uma superfície fácil de limpar.
Despeje um pouco de água oxigenada dentro do copo contendo um pouco da solução de fermento e veja o resultado. É MUITO RÁPIDO!!!! Parece um vulcão. 
·         EXPLICAÇÃO: O que faz a água oxigenada espumar quando colocada na mistura de levedura é a presença de uma proteína chamada catalase. Essa proteína é uma enzima pois acelera as reações química (reações que levariam dias para acontecer, ocorrem em alguns minutos ou segundos).
A levedura é rica em catalase e, portanto, é fácil de observar essa reação. 
Quando você usa a água oxigenada sobre um ferimento, vemos o mesmo efeito de "espumar". Muita gente acredita que isso acontece porque o ferimento tem microrganismos mas, essa não é a realidade. Se você colocar a água oxigenada sobre sua pele sem ferimentos, nada acontece - e ela não está livre desses microrganismos, não é?
No caso do ferimento, a catalase é proveniente das células vermelhas do seu sangue. Muitas outras células de seu corpo contêm essa enzima que serve de proteção para o seu organismo. Isso porque a água oxigenada é, na verdade, um peróxido de hidrogênio (H2O2), muito parecido com a água (H2O).
O peróxido de hidrogênio é formado em nossas células mas é bastante tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o nosso. Mas quando a catalase atua, formam-se dois compostos bastante inofensivos para nosso organismo: a água e o oxigênio. 
EXPERIÊNCIA: Extração de DNA de uma cebola
·        Material: Uma cebola grande, uma faca de cozinha, dois copos tipo americano, água quente (garrafa térmica), água filtrada, sal de cozinha, detergente neutro, álcool etílico de 92,8% gelado (deixe no congelador por 1hora antes de realizar o procedimento), bastão fino de vidro ou madeira ou canudo de plástico, filtro de papel (café), gelo moído, bacia para gelo, pilão.
·        Procedimento: pique a cebola em pedaços de (0,5cm) e macere com o auxilio do pilão. No copo americano coloque 4 colheres de sopa de detergente neutro e uma colher de chá de sal e adicione  água até a metade, mexa bem até dissolver completamente coloque a cebola picada no copo com a solução e leve em banho Maria por 15 min.
Retire o copo do banho Maria e resfrie-o rapidamente, colocando-o na bacia com gelo durante 5 min.
Coe a mistura no coador de papel. Recolhendo o filtrado em um copo limpo.
Com cuidado adicione meio copo de álcool gelado ao líquido filtrado, deixe-o escorrer vagarosamente pela borda. Forma-se duas fases, a superior (alcoólica) e a inferior (aquosa).
Mergulhe o bastão do copo e com movimentos circulares misture as duas fases. Formam-se fios esbranquiçados que são aglomerados de moléculas de DNA.
Disponível em: ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/índex.php/programa/adote-um-cientista/270-aprenda

9° Ano
Subtema: Modelos atômicos
Objetivo: Como sendo o átomo uma unidade que compõe a matéria, podemos dizer que ele está presente em tudo. Mostrar os modelos atômicos já criados, e a história da descoberta do átomo.
  • Pesquisar e montar cartazes sobre a descoberta do átomo e a evolução dos modelos atômicos.
  • Montar os três modelos atômicos com massa de biscuit.
  • Falar um pouco sobre os cientistas responsáveis pela descoberta e estudo dos modelos atômicos.
Experiências:


Anexo I
Do lixo à reciclagem
Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam e, à medida que o homem foi ficando mais “civilizado”, a quantidade de lixo produzida por ele também foi aumentando.
De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), as civilizações antigas (como os hindus) já dispunham de sistema de esgoto, além de pavimentação nas ruas. Os israelitas, por exemplo, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e o lixo produzido no reino.
Na Idade Média, sabe-se que várias cidades italianas tinham normas para a destinação de objetos e carcaças de animais, assim como a eliminação de águas paradas e a proibição de lixo e fezes nas ruas.
Foi também na Idade Média que surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. Inicialmente, estes eram prestados por particulares, mas quando fracassavam optava-se pelo serviço público – que era exercido pelos carrascos da cidade e seus auxiliares, tendo muitas vezes a ajuda das prostitutas.
Porém, na segunda metade do século XIX, com a Revolução Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo, causando graves impactos sanitários. Foi necessário programar novas medidas para amenizar a complicada situação dos bairros operários e também dos bairros nobres.
No século XX, a questão do lixo já não girava em torno apenas do descarte de materiais orgânicos. O destino de todo esse lixo (inclusive o industrial) também consistia em um grande problema, tanto que até a metade do século, EUA e Europa jogavam grande parte do lixo coletado nos mares, rios e áreas limítrofes.
Contudo, até aquele momento, o mundo nunca havia produzido tanto em todos os aspectos imagináveis. A Revolução Industrial trazia consigo novos patamares de produção e, a partir deste momento histórico, a situação do descarte tornou-se algo mais complexo e preocupante. Se antes o lixo era constituído apenas de material orgânico, agora ele tem características diversas: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre outros.
Com isso, surgiu a necessidade de pensar em alternativas que não fossem simplesmente estocar todo esse lixo em aterros ou descartá-los de forma irregular no ambiente, pois grande parte deste lixo demorava muito mais tempo para se desintegrar. Assim, a reciclagem assumiu um papel importante diante de tal necessidade.
A questão da reutilização também não é nova. O uso da matéria orgânica, como adubo, por exemplo, já é reconhecidamente uma tradição que se perpetuou por séculos (hoje dá-se o nome de compostagem – saiba tudo sobre essa técnica aqui).
O que é reciclagem?
O conceito de reciclagem é simples: trata-se de pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Isso é feito de várias maneiras e vemos o resultado desse processo no nosso cotidiano.
Esse é o caso de alguns bens de consumo, como latas de alumínio, papel de escritório e recipientes de plástico. Esses materiais são reciclados em grandes quantidades. Aliás, a reciclagem desse tipo de material era comum no início do século XX, quando muitos produtos eram reutilizados devido às crises econômicas (como a de 1929) e às guerras mundiais. Na década de 40, produtos como o náilon, a borracha, papel e muitos metais eram racionados e reciclados, para ajudar a suportar o esforço da Segunda Guerra Mundial (1939-1944).
Somente após esse período de recessão, países como os EUA viveram momentos de grande prosperidade econômica que impulsionaram uma cultura de consumo e desperdício. No caso da Europa – que ficou praticamente destruída após a guerra –, a implantação do Plano Marshall (que estabelecia ajuda de 17 bilhões de dólares dada pelos EUA a países devastados pela guerra) ajudou a reconstrução econômica de nações como Inglaterra, França, Alemanha e Itália.
Dessa forma, tanto Estados Unidos como a Europa viveriam anos de colaboração comercial que trariam novamente êxito econômico, contribuindo muito para uma sequência de décadas de abundância na fabricação de bens de consumo. Apenas nos anos 70 a reciclagem voltaria a fazer parte das discussões sociais, destacando-se a criação do Dia da Terra - iniciada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.
Atualmente, o termo reciclagem faz parte do cotidiano de bilhões de pessoas ao redor do planeta, inclusive no Brasil.
Como reciclar?
Existem várias formas de destinar seu lixo para reciclagem. Em princípio, se um produto for reciclável (veja como saber), basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. Porém, nem todos os bairros, condomínios e casas possuem serviço de coleta seletiva - o Portal eCycle já fez uma enquete perguntando aos usuários a respeito, e 32,4% responderam que não havia coleta seletiva em seu bairro – e muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de postos independentes (veja como localizar postos de reciclagem próximos à sua residência). Em outras ocasiões, a prefeitura municipal se encarrega desse serviço.
Também é importante dizer que o avanço tecnológico pode fazer com que um item que atualmente não é reciclável, torne-se reciclável no futuro.
Para os que já são recicláveis, é preciso ter alguns cuidados especiais antes de enviá-los para coleta seletiva. Veja alguns exemplos:
Plástico - consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo -  quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo  por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis etc.
Papel - a grande quantidade de papel que é consumida no mundo causa graves problemas ambientais, como o desmatamento de florestas. Para conter esse problema, uma das soluções é a reciclagem, que reaproveita o papel usado para produzir outro novo em folha; a reciclagem é simples e barata.
Caixas de Leite - a maioria das embalagens longa vida é feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas. Mesmo assim, é possível reciclá-las e, no Brasil, existem cerca de 20 usinas especializadas na reciclagem de embalagens cartonadas (Tetra Pak). É importante descartar os materiais recicláveis limpos, para não ocorrer a proliferação de doenças, odores, bem como para evitar a contaminação de itens recicláveis que estejam no mesmo local, pois caso ocorra a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil.
Caixas de Pizza - óleo e gordura da pizza dificultam processo de reciclagem do papelão das caixas. Mas há alternativas, como criar outras embalagens ou separar as partes da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfície, e enviar para coleta seletiva.
Pneus - não são tóxicos, mas causam problemas. Apesar de não serem compostos de materiais tão nocivos a ponto de prejudicar o meio ambiente, os pneus descartados de forma errada contribuem para a proliferação de doenças, como a dengue. Além disso, somente no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano e muitos pneus acabam jogados em rios, o que aumenta a calha dos mesmos, podendo causar transbordamentos. Uma boa alternativa é recauchutar em uma oficina ou doar para empresas que o reutilizam de outras formas.
Lâmpadas Fluorescentes - mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde, portanto é importante tomar cuidado ao descartá-las. Outra medida é assegurar que as lâmpadas não sejam enviadas para aterros comuns. Por isso, consultar os postos de reciclagem adequados é essencial.
Lixo Eletrônico - conserte, doe, reutilize ou recicle, mas não jogue seus eletrônicos no lixo comum, pois eles possuem vários componentes e substâncias que podem causar doenças, como cádmio, chumbo e mercúrio. Sendo assim, o melhor que você pode fazer é procurar postos de reciclagem para eletrônicos (clique aqui e acesse a sessão específica para busca de postos da eCycle) ou tentar devolver os produtos para os fabricantes, que ficarão responsáveis a dar uma destinação correta a partir da lei de resíduos sólidos.
Amianto - a recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos tóxicos, em aterros especializados. Portanto, mesmo com todas as garantias dadas pela indústria, o amianto é um material perigoso e que não tem como ser reutilizado ou reciclado.
As alternativas para descartar de forma consciente e sustentável todo o tipo de lixo estão disponíveis no Porta eCycle. Não deixe de consultar a Seção Recicle Tudo para ficar por dentro de tudo que pode ser reciclado e como fazer isso!
E se você quer descartar seu lixo de forma correta, mas não há serviço de coleta seletiva em seu bairro e você não tem tempo de procurar postos de reciclagem, use o serviço Descarte Certo In a Box! - uma forma de descartar objetos sem sair de casa e tendo a garantia de que todos os seus componentes serão devidamente reciclados ou tratados da melhor forma possível para reaproveitamento, sem qualquer risco ambiental.
O upcycle
Assim como a reciclagem, a prática de upcycling também consiste em dar uma nova utilidade a algo que foi descartado, porém, com a diferença de não usar energia para transformar o objeto em matéria-prima. Ou seja, é ainda mais ecológico, pois dispensa a energia gasta na atividade industrial. Em outras palavras, trata-se de reaproveitamento.
Podemos observar esse processo em situações que esbanjam criatividade, como reaproveitar geladeiras como bibliotecas.
A tendência do upcycling também vem sendo abraçada pelas indústrias da moda e da decoração (saiba mais).
Cenário da reciclagem no Brasil
Hoje em dia, reciclar é mais do que necessário. A maioria dos países tem essa preocupação, apoia programas ambientais e, consequentemente, de reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos CEMPRE (O Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de catadores cresceu 311%, com ganhos de produtividade que superam 50% (em tonelagem/dia) no período de 2010 a 2014.
Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização da atividade desempenhada pelos catadores. Contudo, mesmo o Brasil tendo mostrado iniciativas reconhecidas por órgãos internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ainda há muito a se fazer. Em 2012, apenas 18% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva.
Portanto, há uma grande porta de entrada para ideias verdes que ajudem a proliferar ainda mais o conceito de reciclagem no Brasil e no mundo.

2 comentários:

  1. O Colégio está de parabéns, vocês realizaram um ótimo trabalho. É fato que os educandos aprendem muito mais partindo do concreto do que só na teoria.
    Elania Ferreira

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  2. eu e meu grupo na feira de ciencias a gente fez um carro de garrafa pet e uma garagem para o carro de papelão ,isso é aprendisagem para todos

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