domingo, 17 de agosto de 2014

Experiências realizadas durante a abordagem dos conteúdos e preparação para a feira de ciências



Experiências realizadas durante a abordagem dos conteúdos e preparação  para a feira de ciências


Objetivo: montar em cada sala o cantinho do cientista, onde serão apresentados alguns experimentos de química e física.

7º ANO

1.    Balão
Reação de vinagre com bicarbonato.

Material:
·         Balão de festa;
·         Garrafas pet;
·         Bicarbonato de sódio;
·         Vinagre;

Método:
·         Coloque nas garrafas pet medidas variadas na garrafa pet (meça 1cm, 2cm, 4cm, 6cm) e coloque vinagre até a medida;
·         Meça uma colher de chá de bicarbonato de sódio e coloque dentro do balão de festa. À proporção que a medida do vinagre for aumentando, acrescente uma colher a mais de bicarbonato.

Obs.: A mistura de bicarbonato com vinagre libera dióxido de carbono dentro da garrafa, fazendo com que a pressão aumente empurrando o gás para o balão.http://www.youtube.com/watch?v=LQHKNX-G_cw

2.    Pressão atmosférica

Material:
·         3 a 5 ovos cozidos;
·         1 garrafa de suco de uva ou que tenha a boca mais larga do que a garrafa pet;
·         Algodão;
·         Fósforo;
·         Palito de churrasco;
·         Duas velas pequenas, de aniversário;

Método:
·         Pegue um pedaço de algodão posicione-o no palito e coloque fogo nele, quando perceber que ele está queimando, antes que se queime por completo coloque-o dentro da garrafa, em seguida coloque o ovo posicionado na boca da garrafa de forma a não permitir a passagem de ar. Observe. O ovo será sugado para dentro da garrafa. Se ao invés de colocarmos o algodão dentro da garrafa, mas, fincar no ovo as velas e acende-las, posicionando o ovo de forma que as velas fiquem dentro da garrafa, estando a garrafa de boca para baixo, o mesmo evento ocorrerá, o ovo será puxado para dentro da garrafa.http://www.youtube.com/watch?v=v0TCHKHcB8k

Obs.: Isso ocorre devido à diferença de pressão que existe no ambiente externo e dentro da garrafa. Quando o fogo esquenta o ar dentro da garrafa, a pressão fica menor do que a do ambiente externo, fazendo com que o ovo seja empurrado para dentro da garrafa.



6º ANO

3.    Tensão em líquidos
Leite + corante + detergente

Material:
·         2 pratos;
·         1 ou 2 litros de leite;
·         1 palito;
·         Detergente;
·         Corante para alimento;

Método:
·         Coloque em um prato um pouco de leite, em seguida pingue algumas gotas de corante no leite. Com a ponta do palito, toque superficialmente o leite no local onde foi gotejado o corante. Em seguida observe o efeito. Após isso pingue algumas gotas de detergente sobre o leite próximo as gotas de corante e veja o que acontece.

Obs.: O detergente é usado para a quebrada tensão superficial do líquido (leite). Essa tensão impede que o leite se misture bem ao corante. Quando o detergente é adicionado o corante é misturado mais facilmente ao leite.http://www.youtube.com/watch?v=zv-fx7QL_jk

4.    Café com leite que não mistura

Material:
·         ½ xicara de café frio;
·         ½ xicara de leite;
·         Copo transparente;
·         Conta-gotas;
·         Cortiça tipo de vinho;

Método:
·         Coloque o café no copo, corte a cortiça em círculos finos (um é o suficiente), em seguida coloque a cortiça sobre o café cuidadosamente. Com o conta-gotas comesse a adicionar cuidadosamente o leite sobre a cortiça que estará no copo de vidro sobre o café. O leite começará a se espalhar sobre o café sem de fato misturar a ele.

Obs.: O leite não se mistura ao café porque a tensão superficial do café não é quebrada.
http://www.youtube.com/watch?v=KefKVPAs58M (tensão superficial da água, experimento com moeda)


8º ANO

5.    Divisão química
Fígado de boi com água oxigenada.

Matérias:
·         1 vasilha;
·         1 pedaço pequeno de fígado;
·         3 a 5 potes de água oxigenada;
·         Luva de procedimento;

Método:
·         Coloque o fígado em uma vasilha, em seguida despeje a água oxigenada e veja o que acontece.

Obs.: Ao misturar o fígado com a água oxigenada ocorre uma reação de decomposição. A água oxigenada se divide em H2O e O2. Este mesmo processo ocorre quando limpamos um ferimento, ela decompõe as células do nosso tecido que estão expostas devido a lesão, por esse motivo a água oxigenada deixou de ser utilizada em larga escala nos hospitais.

http://www.youtube.com/watch?v=v_eAbkF2SXU (simulação de um pulmão em atividade, respirando)

9º ANO

6.    Fluido não Mewtoniano
 Maisena + água

Material:
·         1 ou 2 caixa de maisena;
·         1 vasilha;
·         1 colher;
·         Água;

Método:
·         Colocar égua em uma vasilha e misturar a maisena. Após misturar bem a maisena, passe a mão na mistura se submete-lá a muita pressão e veja como ela irá reagir. Em seguida submeta à mesma mistura a pressão, pode soca-la (murros) ou usar um martelo, perceba como ela irá reagir agora.
Obs.: O líquido não Newtoniano não possui uma forma ou textura definida, tanto se comporta como líquido bem como sólido quando submetido a grande pressão.

7.    Ovo que pula

Material:
·         4 ovos;
·         Vinagre;
·         Vasilha;
·         Peneira;
·         1 prato;

Método:
·         Coloque os ovos por 2 a 3 dias submersos no vinagre.  Após esse período retire os ovos. Observe que ele estará com a casca flexível e não rígida como deveria.
 Obs.: Isso ocorre, pois o vinagre corroe o cálcio que está presente por na casca do ovo, e que confere a ele rigidez, dureza, deixando apenas a parte mole da casca.
Esse experimento pode ser feito também com o osso de galinha. Ele se tonará flexível.

8.    Eletroscópio de folhas.

Material:
·         Uma haste de cobre cerca de 13 cm;
·         Papel alumínio;
·         Bola de isopor pequena;
·         Embalagem de ovo de páscoa;
·         Canudo;
·         Papel toalha;
·         Tampa de cola;

Método:
·         Pegue a haste de cobre e dobre de maneira que fique similar a um cabo de guarda chuva. Recorte dois pedaços de folha de alumínio pequenos e retangulares (cuidado para não amassar as folhas), e faça um furo em uma das extremidades de cada folha. Envolva a bola de isopor com um pedaço de folha de alumínio, e faça um furo em uma das extremidades da embalagem de ovo.
·         Abra a embalagem de ovo e introduza a haste de cobre pelo furo, sendo que a extremidade reta da haste deve permanecer fora da embalagem. Em seguida introduza a tampa de cola na extremidade da haste que ficou para fora da embalagem e em seguida insira a bola de isopor.
·         Na parte interna da embalagem, pegue os pedaços de alumínio que estão furados em uma de suas extremidades e pendure-os no fio de cobre. Feche a embalagem e posicione o fio de cobre de maneira que ele fique reto.
·         Pegue o canudo e friccione no papel toalha para que ele possa ser carregado negativamente. Após isso aproxime o canudo na embalagem e observe a reação das folhas de alumínio dentro da embalagem.

Obs.: As folhas de alumínio irão se afastar sempre que o canudo for aproximado à embalagem. Isso acontece por que as folhas de alumínio possuem cargas positivas e o canudo estará carregado negativamente, essa carga negativa será atraída para a folha de alumínio que ira se repelir devido a presença dessas cargas.  http://www.youtube.com/watch?v=a1Tus6Q2Moc

Nenhum comentário:

Postar um comentário