sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto: A copa do mundo é nossa ( Fundamental II)

 Projeto: A copa do mundo é nossa







Apresentação:
Sabe-se que a escola é o local para o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos que nela ingressam. O ambiente escolar é o lugar onde diversas crenças e valores culturais convivem.  O aluno não chega vazio e não precisa ser “moldado”. Todavia, a  formação integral do educando passa por um bom relacionamento entre a sua comunidade e a escola.
Valorizar o contexto sociocultural dos discentes é uma forma de ocupá-los de forma agradável no seu tempo fora da escola, fazendo com que percebem que arte e “cultura” não estão apenas nos famosos museus e grandes teatros, disponíveis apenas para aqueles que detêm o poder financeiro.
A Declaração Mundial sobre a Educação para Todos destaca, em um dos seus artigos, que toda pessoa — criança, adolescente ou adulto — deve poder se beneficiar de uma formação concebida para responder às suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos de aprendizagem essenciais (leitura, escrita, expressão oral, cálculo, resolução de problemas) como conteúdos educativos (conceitos, atitudes, valores), dos quais o ser humano tem necessidade para viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a aprender. (Introdução aos PCNs, p.21 1998)

Cientes dessa responsabilidade e almejando propiciar aos nossos educandos aulas atraentes, estimuladas, que partam do contexto atual, é que elaboramos o projeto: A copa do mundo é nossa.
Utilizamos de tal temática porque a realização da copa do mundo se aproxima e com ela toda a expectativa, não só do Brasil como de todos os países que dela participarão. Contudo, no Brasil, há uma emoção maior, além de ser considerado o país do futebol é quem sediará esse evento espetacular. E Nessa esfera futebolística, patriota, nota-se uma oportunidade não só para a promoção do futebol, mas também a divulgação da nossa diversidade cultural e musical e concomitantemente o momento ideal para realizarmos estudos geográficos, históricos, artísticos e culturais de outros países.
 Esse evento é uma grande oportunidade para enriquecer as aulas, tornando-as mais significativas para os nossos alunos. Acontecimentos como a Copa do Mundo são excelentes motivadores para se desenvolver e estimular o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo várias competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola, privilegiando desta forma, o desenvolvimento de vários conhecimentos através da realização deste fato histórico em nosso País, pois o futebol faz parte da nossa cultura, e vale ressaltar que na Copa do Mundo são reunidos vários países sem a discriminação de raça, religião, classe social, nacionalidade, sexo, etc.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam instigar a curiosidade dos mesmos, perpetuar o instinto de pesquisador, propiciar atividades em grupos e consequentemente a construção do saber compartilhado.
. Enfim, diante das contribuições que o trabalho com essa temática pode desempenhar, far-se-á um trabalho sistemático para que se possa ampliar os conhecimentos históricos, geográficos, culturais e éticos, ou  seja, realizaremos ações que possam corroborar no âmbito escolar e se possível, na vida.

OBJETIVO  GERAL:

Explorar a temática: A copa do mundo de forma transdiciplinar levando em consideração os aspectos históricos, geográficos, filosóficos, culturais dos países que participarão deste evento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Enfocar a pluralidade cultural; Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País envolvido no evento;
·         Promover eventos “além do muro da escola” ( Caminhada da paz/Torneio).

·         Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo;

·         Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;

·         Compreender e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;

·         Identificar os países participantes da Copa do Mundo 2014;

·         Conhecer as contradições de nosso país;

·         Conhecer as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do mundo;

·         Divulgar, valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas regiões do Brasil;

·         Identificar por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;

·         Identificar os países através da bandeira e cores;

·         Identificar as contribuições que os países participantes da Copa do mundo-2014 trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras que serão sedes na copa;

·         Valorizar o respeito à diversidade cultural e social;

·         Desenvolver valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social e de opção sexual, entre outros.

·         Identificar cada país e os dias que jogam e quais cidades brasileiras serão as suas respectivas sedes;

·         Evidenciar que todos os países têm o seu Hino Nacional.

AÇÕES METODOLÓGICAS:      

·         Decoração da escola e da sala de aula (cada sala representará um país e a decoração será com a participação da madrinha).

·         Produção de textos individuais e coletivos;

·         Leitura informativa: impressa ou virtual;

·         Pesquisas em jornais, livros, revistas ou Internet;

·         Exposição de textos em murais (Linha do tempo da copa do mundo);

·         Exposição de cartazes;

·         Uso do Hino Nacional Brasileiro e de Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;

·         Confecção da bandeira do Brasil e dos países participantes da Copa do Mundo;

·         Música da Copa;

·         Músicas de copas anteriores;

·         Músicas que abordam o tema futebol;

·         Pesquisa sobre curiosidades sobre a Copa do Mundo;

·         Mural de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários

·         Organização de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

·         Elaboração de maquetes com times que participarão da copa.

·         Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;

·         Textos jornalísticos;

·         Elaboração da tabela: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países para exposição no mural.


·         Pesquisa sobre a Sede da Copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e costumes;

·         Utilização do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede de outros países;

·         Pesquisa sobre a alimentação de um atleta;

·         Pesquisa sobre a importância da prática de esportes;

·         Campanha antidrogas, contra o tabagismo e o álcool. Campanha antidoping;

·         Dicas saudáveis para cuidar do corpo e da mente e de alimentos que fazem bem para o nosso corpo.

·         Criação de um mascote por sala.

·         Elaboração de materiais recicláveis para a “Caminhada da conscientização” (roupas, cartazes, folders, mamãe sacode, viseiras).

CULMINÂNCIA:

A culminância ocorrerá em dois momentos distintos:

30 de maio
·         Jogo na quadra (Responsável: Edivânia)
06 de Junho
·         Caminhada da conscientização (Responsável: Prissila)
06 de Junho:
·         Apresentação das turmas sobre seus países (Responsável: madrinhas)
·         Premiação da sala mais organizada (Responsáveis: as madrinhas - temática do país, ornamentação)
·         O mascote mais criativo. (Responsável pela confecção: Jaqueline)
·         Lanche.


AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação sistemática acerca  da participação e envolvimento das realizações das atividades sugeridas.


AÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Língua Portuguesa:
·         Leitura de textos: Informativo e descritivo referentes a copa do mundo.
·         Descrição de países envolvidos na copa ou de seus jogadores.
·         Produção de textos a  respeito de preconceito e seus prejuízos.
·         Elaboração de poemas que exaltem a pátria.
Inglês:
·         Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;
·         Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
·         Estudar as “saudações” dos países que participarão da copa.

Geografia:
·         Estudo geográfico dos países que participarão da copa: Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália.
  • Estudo do clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
  • Identificação do continente a que pertence cada seleção participante da Copa 

Matemática:
  • Elaboração gráficos de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
  • Montagem da  tabela da copa  e através dela fazer cálculos dos times que podem se encontrar  na final do evento para expor na área da escola.
·         Situações problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
·         Gráfico do desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
·         Elaboração de um gráfico a partir do resultado da enquete ( professora de ciência) com os moradores do bairro acerca da sua opinião acerca da copa.
Filosofia:
·         Realização de leitura e reflexão de  textos informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais 
·         Estudos comparativos entre a cultura de nosso país e  e os que participarão da copa ( previamente selecionado pelos docentes)  definindo o  que herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
·         Exploração do conceito de  racismo e confecção de  painéis com figuras e reportagens que retratem o preconceito.
·         Produção textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos 
·         Questionar quais meios de promover a união entre os povos  e especificação das regras para um bom jogo. ( Potencializá-las no torneio do dia 30 de maio).


História:

·         Pesquisa sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol 
·         Criação da linha do tempo: História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações feitas pelos alunos.
·         Pesquisa sobre os principais artilheiros de todas as copas
·         Pesquisar entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer texto coletivo.

Espanhol:
·         Hino Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;
·         Pesquisa de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
·         Estudar as “saudações” dos países que participarão da copa.

Artes:
·         Confeccionar roupas com material reciclável para “Caminhada da conscientização”
·         Elaborar com os alunos grito de guerra/paródias sobre o cuidado com o meio ambiente, músicas sobre a copa e etc.
·         Confeccionar a viseira com os alunos para “Caminhada da conscientização”.
·         Criar o Mascote do Super Passo para premiação no dia 06 de junho. (Cada sala ficará responsável por criar um mascote baseado no país que a sua turma representa)
5º ano :  Brasil
6º ano: Itália
 7º ano: Espanha
8º ano: França
9º ano: Argentina

Educação Física:
·         Escalação e treino  de times para o jogo que ocorrerá no dia  30 de maio. (Jogos programados pela escola entre séries).
·         Estudo das regras a serem utilizadas no futebol.
·         Palestra sobre alimentação no intervalo dos jogos.

Ciências:

·                     Pesquisar sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
·                     Produzir panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
·                     Realização de enquete  com os moradores do bairro acerca da sua opinião acerca da copa.
·                     Montagem de mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira, principalmente sobre o mascote: Tatu bola.
·                     Palestra sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados no exame.
·                     Discutir acerca do cuidado com o destino do lixo, comparando-o com outros países.







Nenhum comentário:

Postar um comentário