sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ações de Ciências: A copa do mundo é nossa ( Fundamental I)

“Projeto copa”

Colégio Super Passo
Disciplina: Ciências
Professora: Prissilla

5º ano:
1ª semana: Poluição sonora
Sala
·         Leitura e discussão de texto, posterior resolução de atividades.
Casa
·         Trazer na aula seguinte recortes de figuras, imagens que mostre formas de poluição sonora.
·         Observar durante o percurso de casa e em sua rua quais são as formas de poluição sonora existente.
Obs.: Os trabalhos em folha de ofício serão expostos em um “varal” na sala de aula.
Sala
·         Montar em uma folha de ofício um “panfleto” om as figuras pedidas, mostrando formas de poluição sonora e dizendo o que nós podemos fazer nesta copa e em nosso dia-a-dia para evitá-la.
Casa
·         Trazer para a aula seguinte:
o   2 garrafas pet de 2L
o   2 garrafas pet de 500ml
o   1 pincel
o   1 tubo de cola para isopor

2ª semana: Montagem do mascote da copa
Sala
·         Com o material pedido na semana anterior, montar o mascote da copa.
·         Será tirada uma foto de toda a turma que será posta no fodem. Intenção da foto: falar da importância de reciclar o lixo gerado.
Objetivo: mostrar aos alunos que o suposto lixo pode ser reaproveitado de maneira criativa e divertida.
Casa
·         Com a ajuda de um adulto, pesquisar sobre o tatu-bola
o   Hábitos do animal (tipo de alimentação);
o   Ambiente onde podemos encontra-lo;
o   Características do animal.

6º ano:
1ª semana: Poluição sonora
Sala
·         Leitura e discussão de texto, posterior resolução de atividades.
Casa
·         Trazer na aula seguinte recortes de figuras, imagens que mostre formas de poluição sonora.
·         Observar durante o percurso de casa e em sua rua quais são as formas de poluição sonora existente.
Sala
·         Montar um cartaz com todos os alunos mostrando formas de poluição sonora e dizendo o que nós podemos fazer nesta copa e em nosso dia-a-dia para evita-la.
Casa
·         Fotografar na rua onde mora acúmulo de lixo em locais indevidos.
·         Pesquisar sobre a importância de se reciclar.
·         Imprimir uma foto, das fotos tiradas que esta mostrando o acumulo de lixo nas ruas.
·         Trazer essa foto para a aula
2ª semana: Lixo e preservação ambiental
Sala
·         Montar cartaz mostrando a realidade das ruas de Jequié (acumulo de lixo).
·         Falar sobre a importância de manter a rua onde moramos limpa (cartaz).
Obs.: O cartaz será usado na caminhada.
Sala
·         Montar panfleto para distribuir nas ruas (problemática do lixo).
·         Os alunos iram esquematizar a ideia de um panfleto, que chame a atenção da população do bairro para a problemática do lixo.
o   Fotos tiradas pelos alunos.
o   Falar do porque de não jogar o lixo nas ruas.
o   Chamar a atenção da população para colocar o lixo na porta de suas casas apenas no horário de coleta.
o   Falar do reaproveitamento do lixo (como podemos fazer isso em nossas casas).
o   Lixo seco e úmido (diferença).


Nenhum comentário:

Postar um comentário