sexta-feira, 31 de maio de 2013

PROJETO: NAVEGANDO COM VINICIUS DE MORAES NA ARCA DE NOÉ

PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL TRABALHAREMOS O GÊNERO POESIA, MAS, FOCADO APENAS NA OBRA DE VINÍCIUS DE MORAES: A ARCA DE NOÉ.






 

Apresentação






Na contemporaneidade a leitura e a escrita são um objeto de profunda apreciação para todo e qualquer educador frente às dificuldades enfrentadas em virtude da má estruturação das principais instituições sociais, escola e família. As demandas do mundo atual não bastam – se de uma atividade mecânica de leitura, escrita e reprodução, mas em escrever, ler, interpretar e compreender fazendo us destas aquisições no próprio cotidiano, ou seja, atribuindo – lhe necessariamente o valor social.





É preciso resgatar o prazer da leitura partindo das assertivas de Freire que destacou que leitura implica necessariamente em ler o mundo. O papel social da literatura infantil nos anos iniciais da lectoescrita deve ser necessariamente restituído na prática pedagógica.  Especificamente, no tocante a aquisição da leitura e da escrita, o contato com este tipo de obras pode oferecer bem mais que o universo ficcional que desvelam, pois traz em si um mundo de riquezas culturais, onde a poesia traz novas dimensões para o leitor ainda que em formação.





Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Documento Introdutório, "as instituições de Educação infantil (pré-escolas) consolidam hoje, que, um objetivo essencial na formação de crianças que estejam aptas para viver e relacionar-se em uma sociedade plural, democrática e em transformações constantes (...) Ela deve intervir com intencionalidade educativa de maneira eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade democrática" (MED/SEF, 1998).





Um dos grandes desafios posto hoje na Educação Infantil é o de constituir uma prática pedagógica voltada para compreende e assistir às necessidades da criança, que, certamente, já está vivendo os processos envolvidos na aquisição da lectoescrita, em todos os seus aspectos. Especificamente em relação à alfabetização, o objetivo a ser atingido não é mais o de "preparação", desenvolvimento de prontidões para o Ensino Fundamental, como se acreditava até então e muito se faz nas práticas cotidianas em muitas escolas. Embora em passos lentos, entretanto significativos, atualmente, a alfabetização vem deixando de ser  encarada como um momento estanque e passou a ser compreendida como um processo, no qual a Educação infantil tem papel fundamental e constitutivo.





Consequentemente, torna-se necessário estimular e possibilitar cada vez mais o interesse da criança para que, mesmo carregado de significados, o aprendizado não se perca no curso do tempo. A criança aprende se desenvolvendo e se desenvolve aprendendo e neste movimento interativo a aprendizagem e a aquisição da lectoescrita deixa de ser apenas uma atividade mecânica e passa a consistir em uma descoberta  prazerosa para a criança..





Ao relacionar os aspectos envolvidos na aquisição da lectoescrita com a relevância de oportunidades que a prática de leitura de poemas pode oferecer, pretende-se expor algumas sugestões práticas que podem ser desenvolvidas no ambiente educacional, de forma a atenuar as respostas para  o árduo desafio.





O Projeto “Navegando com Vinícius de Moraes na arca de Noé” vem proporcionar a  docentes e discentes do Colégio Super Passo um espaço para compreensão e exploração da linguagem poética traçando novos desafios para o processo ensino – aprendizagem  tornando a sala de aula um espaço encantador de trocas, de afeto, respeito mútuo e cidadania.











Justificativa





A linguagem é patrimônio da humanidade, seja ela, oral ou escrita, culta ou popular, formal ou informal, é a expressão de sentimentos, relações, vivências do próprio mundo que nos cerca. Entretanto, sabe – se que o conhecimento em sua plenitude e diversidade não é alcançado por todos, por conta de fatores políticos, econômicos e sociais. A maior parte dos alunos da escola pública tem na escola a única oportunidade de contatos com livros e alguns tipos de linguagens.





Frente a tais demandas surge a função da escola na busca de reduzir as dicotomias do conhecimento, oportunizando a todos os seus membros a vivenciar a diversidade lingüística e perceber – se como parte e produtor do conhecimento, logo propõe – se trabalhar nas  séries iniciais com as poesias de Vinícius de Moraes, compreendendo o momento como  oportunidade de  apresentação e contato com um tipo de linguagem pouco vivenciada em suas realidades.





A  linguagem poética é pouco explorada. Muitos alunos só têm a oportunidade de descobrir a riqueza da poesia já no final do Ensino Fundamental ou no próprio Ensino Médio, período em que a poesia já não é vista como o mesmo encanto, sendo mais difícil despertar tardiamente a sensibilidade para ouvir, ler e escrever poesias.





Nesta perspectiva este projeto tem como finalidade principal despertar na criança no período da  Educação Infantil , a sensibilização e o prazer em “ler”  (imagens) e interpretar poesias e poemas ampliando seu universo temático, incentivando a  oralidade, a criatividade,  e o desenvolvimento no campo da lectoescrita, além de comemorar o centenário de vinicius de Moraes..














Objetivo Geral





Despertar a sensibilidade, o interesse e o prazer em “ler”, interpretar poesias e poemas através da Obra A Arca de Noé de Vinícius de Moraes , comemorando assim, o centenário do autor.





Objetivos Específicos





·         . Interpretar poesias através da leitura de imagens


·         Conhecer a biografia de Vinícius de Moraes e sua obra “A Arca de Noé”.


·         Ampliar vocabulário


·         Oralizar os sentimentos que a poesia transmite


·         Relacionar elementos da poesia e poemas com outras áreas do conhecimento.


·         Desenvolver a imaginação e a  criatividade através da arte, com atividade escrita e apresentações.


·         Trabalhar leituras de fábulas, contos de fadas a partir dos temas abordados na obra A Arca de Noé.


·         Trabalhar o alfabeto a partir das poesias de forma contextualizada.


·         Ensinar  o alfabeto a partir dos fonemas.


·         Comparar as semelhanças das letras do título da poesia com seu nome.


·         Nomear e reconhecer diferentes animais.


·         Relacionar os animais citados na obra com as suas respectivas classes (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes).


·         Reconhecer e discriminar numerais.


·         Desenvolver contagem de 1 até 10.


·         noções de capacidade.


·         Identificar e diferenciar através de experiências noções de massa (mais leve/ mais pesado) e capacidade ( cheio / )vazio


CONTEÚDOS:





  • Interpretação oral.
  • Leitura de imagens.
  • Estudo do próprio nome.
  • Apresentação das vogais e consoantes a partir das poesias.
  • reconhecimento das letras do alfabeto,
  •  desenhos livre a partir de imagens,
  • Vocabulário matemático.
  • História dos numerais
  • Numerais 1 até 10.
  • Noção de capacidade: cheio /vazio.
  • Noção de massa: mais pesado/ mais leve.
  • Historia e formação do universo.
  • Elementos do universo: o sol, a água, o ar, e a terra.
  • Sistema solar: a terra.
  • O homem e os animais.
  • Conhecendo melhor os animais: os mamíferos, os peixes, as aves, os répteis, e os anfíbios.
  • Animais domésticos e selvagens.
  • Animais úteis e nocivos.




















AÇÕES:


  • Construção do painel da arca.
  • Apresentação da vida e obra (a arca de Noé) de Vinícius de Moraes.
  • Audição das músicas do CD “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes e Toquinho. 
  • Utilização das poesias do livro a Arca de Noé para trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.
  • Oficinas de artes para construção de animais: origami, palitos de fósforos, sucatas
  •  Aplicação da dinâmica dos sons.
  • Contação de historias a partir de fantoches de palitos, livros, televisão de papelão, audição de cd, dedoches.
  • Construção do álbum.
  • Produções de cartazes com recortes e colagens.
  • Realizações de experiências para identificar noções de capacidade, massa e alguns elementos do universo.
  • Confecção e aplicação de jogos, alfabeto de encaixe, dedoches.
  • Realização das brincadeiras: senhor caçador, Coelhinho sai da toca, coloque a cauda no burro (outro animal).
  • Passeios para observação de diversos tipos de animais e seus respectivos habitat.
































AVALIAÇÃO





            A avaliação desse projeto será processual e contínua. Cabe ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, considerando o interesse, participação e valorização das criações individuais e coletivas.








CULMINÂNCIA





A culminância será realizada com a presença dos pais que prestigiarão as produções e a apresentações de seus filhos:


  • Recitais.
  • Jograis.
  • Dramatizações.
  • Coro falado.
  • Coreografias.












































Referências





BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 30.ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004.





___________. A Importância do Ato de Ler . São Paulo : Cortez., 2003





A arca de Noé — Vinicius de Moraes, Companhia das Letrinhas,


São Paulo












ANEXOS:



SUGESTÕES DE HISTÓRIAS INFANTIS QUE PODEM SER LIDAS DURANTE A APLICAÇÃO DESSE PROJETO:



Poesia A casa – os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho.


Poesia O Pato – O patinho feio.


Poesia A Galinha D´Angola - A Fuga das galinhas.


Poesia O Porquinho – OS três porquinhos.


A Formiga – A Cigarra e a Formiga


O Pintinho – Meu pintinho amarelinho (a poesia pode ser apresentada como uma história)





SUGESTÕES DE MÚSICAS PARA TRABALHAR NESSE PROJETO:





A Formiga - A formiguinha.


A Casa - Casinha enfeitada,  Era uma casinha.


O Elefante – Um elefante, Bila-bilu.


O Pato – Cinco patinhos, todos os patinhos.


O Gato –   atirei o pau no gato, não atire o pau no gato, Meu gatinho amarelinho.


A Galinha da Angola – O galo e a galinha.





História do Dilúvio


Quase todas as crenças religiosas da antigüidade possuem o mito do dilúvio, até o século XIX, o dilúvio era considerado como verdadeiro, porém com o avanço tecnológico e científico o homem iniciou um processo de descrença neste ocorrido. Porém a geologia contemporânea comprova que ocorreu na região do Crescente Fértil um dilúvio que abrangeu todo o mundo conhecido da época.



O Dilúvio


Não se sabe exatamente qual a origem do mito do dilúvio, porém esta história é representada das mais diversas formas por boa parte das civilizações conhecidas.


"Supõe-se que a idéia de dilúvio seja baseada na lembrança de alguma catástrofe produzida por inundações. Essa noção, porém, surge sempre como um castigo divino à maldade, vícios e devassidões a que se entregavam os homens." (Dicionário de Mitologia greco-romana, São Paulo: Abril Cultural, 1973).



A história bíblica do dilúvio


A história bíblica do dilúvio, a história de Noé, nos mostra um Deus descontente com as imprudências humanas, Deus resolve destruir os homens, porém poupa Noé sua esposa e três filhos com as respectivas esposas. A história do dilúvio bíblico conta que Deus ordena a Noé que construa uma arca e que deve convocar um casal de todos os animais viventes para que sobrevivam ao dilúvio.


"De tudo que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo." (Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.)


Como nos conta a história bíblica, Noé e sua família ficam quarenta dias e quarenta noites debaixo de chuvas, toda a espécie humana é destruída, sobrando somente os tripulantes da arca. Quando sai da arca, Noé firma uma aliança com Deus, onde este promete que nunca mais haverá outro dilúvio igual.

 

Um comentário:

  1. Estou ansiosa para aplicar este projeto e ver florescer poetas no Super Passo.
    El@nia Ferreir@

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