sábado, 9 de fevereiro de 2013

I SEMANA DE AULA


COLÉGIO SUPER PASSO

 

Público alvo: Educação Infantil à ensino Fundamental II

Duração: 04 à 07 de Fevereiro de 2013

 

PROJETO: O CARNAVAL JÁ CHEGOU!!!

 

 

APRESENTAÇÃO

Todos sabem que o carnaval é uma festa que propaga e auxilia na formação da cultura brasileira no qual impregnam um símbolo de identidade nacional. Sendo assim, este mini-projeto pretende acolher os alunos na primeira semana de aula do ano letivo de 2013 de forma atrativa, alegre e contagiante e ao mesmo tempo desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e educandos de forma inovadora e educativa.

 

OBJETIVO GERAL:

 

Desenvolver o tema carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, resgatando a história do carnaval nos tempos primórdios, reconhecendo o seu verdadeiro papel e posicionando-se acerca da temática

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;

- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;

- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;

- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;

- Desenvolver o gosto pela leitura;

- Trabalhar o raciocínio e a memória;

- Desenvolver a linguagem oral e escrita;

- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;

- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;

- Estimular o ritmo;

- Despertar e educar a atenção e a observação;

- Proporcionar liberdade de auto-expressão;

- Possibilitar habilidades com as mãos;- Desenvolver o espírito criador.

 

CONTEÚDOS

 

O carnaval

Linguagem oral e escrita

O fazer artístico

Apreciação musical

Expressividade

Estatística

Efeito de bebidas e drogas

 

 

ESTRATÉGIAS

 

Trabalho em sala com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.

Pesquisa

Dança

Desenho

Pintura

Jogos diversos

Recorte e colagem

Vídeos

CD’s

Máscaras

Oficinas de máscaras e fantasias

Murais informativos

 

CULMINÂNCIA

 

Baile de carnaval, com exibição de máscara, apresentações de marchinas de carnaval e banho de mangueira.

 

AVALIAÇÃO

 

Processual e contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos os envolvidos.

 

 

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

 

LÍNGUA PORTUGUESA, HISTÓRIA E ARTE:

Explore com os alunos os enredos de algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.

 

MATEMÁTICA:

Estatística, porcentagem de índice de violência, bebida alcoólica e uso de drogas.

 

ARTE, GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO FÍSICA:

Como é festejado o carnaval em Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza, Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e países.

 

HISTÓRIA

Incentive os alunos a pesquisar a história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.

 

ENSINO RELIGIOSO

O carnaval, desde sua origem, está relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações religiosas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário