Projeto: A copa do mundo é nossa
Apresentação:
Sabe-se que a escola é o local para o
desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos que nela ingressam. O
ambiente escolar é o lugar onde diversas crenças e valores culturais convivem.
O aluno não chega vazio e não precisa ser “moldado”. Todavia, a formação
integral do educando passa por um bom relacionamento entre a sua comunidade e a
escola.
Valorizar o contexto sociocultural dos
discentes é uma forma de ocupá-los de forma agradável no seu tempo fora da
escola, fazendo com que percebem que arte e “cultura” não estão apenas nos
famosos museus e grandes teatros, disponíveis apenas para aqueles que detêm o
poder financeiro.
A Declaração Mundial sobre a Educação para
Todos destaca, em um dos seus artigos, que toda pessoa — criança, adolescente
ou adulto — deve poder se beneficiar de uma formação concebida para responder
às suas necessidades educativas fundamentais. Essas necessidades compreendem
tanto os instrumentos de aprendizagem essenciais (leitura, escrita, expressão
oral, cálculo, resolução de problemas) como conteúdos educativos (conceitos,
atitudes, valores), dos quais o ser humano tem necessidade para viver e
trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a
qualidade de sua existência, tomar decisões de forma esclarecida e continuar a
aprender. (Introdução aos PCNs, p.21 1998)
Cientes dessa responsabilidade e almejando propiciar aos
nossos educandos aulas atraentes, estimuladas, que partam do contexto atual, é
que elaboramos o projeto: A copa do mundo
é nossa.
Utilizamos de tal temática porque a realização da copa do mundo se aproxima e com ela toda a
expectativa, não só do Brasil como de todos os países que dela participarão.
Contudo, no Brasil, há uma emoção maior, além de ser considerado o país do
futebol é quem sediará esse evento espetacular. E Nessa esfera futebolística,
patriota, nota-se uma oportunidade não só para a promoção do futebol, mas
também a divulgação da nossa diversidade cultural e musical e concomitantemente
o momento ideal para realizarmos estudos geográficos, históricos, artísticos e
culturais de outros países.
Esse evento é uma grande oportunidade para
enriquecer as aulas, tornando-as mais significativas para os nossos alunos. Acontecimentos
como a Copa do Mundo são excelentes motivadores para se desenvolver e estimular
o conhecimento e as competências curriculares. O projeto a ser desenvolvido
visa um trabalho interdisciplinar, envolvendo várias competências curriculares,
habilidades e atividades dentro da escola, privilegiando desta forma, o desenvolvimento
de vários conhecimentos através da realização deste fato histórico em nosso
País, pois o futebol faz parte da nossa cultura, e vale ressaltar que na Copa
do Mundo são reunidos vários países sem a discriminação de raça, religião,
classe social, nacionalidade, sexo, etc.
Neste sentido pensamos ser dever, de nossa
instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar
aos nossos educandos momentos que possam instigar a curiosidade dos mesmos,
perpetuar o instinto de pesquisador, propiciar atividades em grupos e
consequentemente a construção do saber compartilhado.
.
Enfim, diante das contribuições que o trabalho com essa temática pode
desempenhar, far-se-á um trabalho sistemático para que se possa ampliar os
conhecimentos históricos, geográficos, culturais e éticos, ou seja, realizaremos ações que possam
corroborar no âmbito escolar e se possível, na vida.
OBJETIVO GERAL:
Explorar
a temática: A copa do mundo de forma transdiciplinar levando em consideração os
aspectos históricos, geográficos, filosóficos, culturais dos países que
participarão deste evento.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Enfocar
a pluralidade cultural; Conhecer, respeitar e valorizar a cultura de cada País
envolvido no evento;
·
Promover
eventos “além do muro da escola” ( Caminhada da paz/Torneio).
·
Repudiar
a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social,
nacionalidade e sexo;
·
Reconhecer
a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
·
Compreender
e respeitar a necessidade do trabalho coletivo;
·
Identificar
os países participantes da Copa do Mundo 2014;
·
Conhecer
as contradições de nosso país;
·
Conhecer
as características econômicas e políticas de cada país participante da copa do
mundo;
·
Divulgar,
valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas regiões do Brasil;
·
Identificar
por meio de pesquisas as danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos
tradicionais de cada país;
·
Identificar
os países através da bandeira e cores;
·
Identificar
as contribuições que os países participantes da Copa do mundo-2014 trarão ao
Brasil e para as capitais brasileiras que serão sedes na copa;
·
Valorizar
o respeito à diversidade cultural e social;
·
Desenvolver
valores que são importantes dentro e fora de campo como: ética, respeito,
espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo, respeito às
regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito racial, social
e de opção sexual, entre outros.
·
Identificar
cada país e os dias que jogam e quais cidades brasileiras serão as suas
respectivas sedes;
·
Evidenciar
que todos os países têm o seu Hino Nacional.
AÇÕES METODOLÓGICAS:
·
Decoração
da escola e da sala de aula (cada sala representará um país e a decoração será
com a participação da madrinha).
·
Produção
de textos individuais e coletivos;
·
Leitura
informativa: impressa ou virtual;
·
Pesquisas
em jornais, livros, revistas ou Internet;
·
Exposição
de textos em murais (Linha do tempo da copa do mundo);
·
Exposição
de cartazes;
·
Uso
do Hino Nacional Brasileiro e de Hino Nacional dos países adversários do Brasil
na Copa do Mundo;
·
Confecção
da bandeira do Brasil e dos países participantes da Copa do Mundo;
·
Música
da Copa;
·
Músicas
de copas anteriores;
·
Músicas
que abordam o tema futebol;
·
Pesquisa
sobre curiosidades sobre a Copa do Mundo;
·
Mural
de notícias: com recorte e colagem de noticiários diários
·
Organização
de listas de nomes: países, jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do
futebol na Copa;
·
Elaboração
de maquetes com times que participarão da copa.
·
Pesquisa
de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua
falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
·
Textos
jornalísticos;
·
Elaboração
da tabela: quando e onde serão os jogos do Brasil de outros países para
exposição no mural.
·
Pesquisa
sobre a Sede da Copa: o modo de vida das pessoas deste país, seus usos e
costumes;
·
Utilização
do mapa para localizar a sede da copa e as capitais que serão sede de outros
países;
·
Pesquisa
sobre a alimentação de um atleta;
·
Pesquisa
sobre a importância da prática de esportes;
·
Campanha
antidrogas, contra o tabagismo e o álcool. Campanha antidoping;
·
Dicas
saudáveis para cuidar do corpo e da mente e de alimentos que fazem bem para o
nosso corpo.
·
Criação
de um mascote por sala.
·
Elaboração
de materiais recicláveis para a “Caminhada da conscientização” (roupas,
cartazes, folders, mamãe sacode, viseiras).
CULMINÂNCIA:
A
culminância ocorrerá em dois momentos distintos:
30 de maio
·
Jogo
na quadra (Responsável: Edivânia)
06 de Junho
·
Caminhada
da conscientização (Responsável: Prissila)
06 de Junho:
·
Apresentação
das turmas sobre seus países (Responsável: madrinhas)
·
Premiação
da sala mais organizada (Responsáveis: as madrinhas - temática do país,
ornamentação)
·
O
mascote mais criativo. (Responsável pela confecção: Jaqueline)
·
Lanche.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação sistemática acerca da participação e envolvimento das realizações
das atividades sugeridas.
AÇÕES
DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Língua
Portuguesa:
·
Leitura de textos: Informativo e descritivo
referentes a copa do mundo.
·
Descrição de países envolvidos na copa ou de
seus jogadores.
·
Produção de textos a respeito de preconceito e seus prejuízos.
·
Elaboração de poemas que exaltem a pátria.
Inglês:
·
Hino
Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;
·
Pesquisa
de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua
falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
·
Estudar
as “saudações” dos países que participarão da copa.
Geografia:
·
Estudo geográfico dos países que participarão
da copa: Argentina, Brasil, Espanha, França, Itália.
- Estudo
do clima dominante em cada país e as causas da variação de país para país.
- Identificação
do continente a que pertence cada seleção participante da Copa
Matemática:
- Elaboração gráficos
de desempenho dos países em Copas do Mundo e fazer comparações entre eles.
- Montagem
da tabela da copa e através dela fazer cálculos dos times que
podem se encontrar na final do evento para expor na área da escola.
·
Situações
problema envolvendo times, países e jogadores de futebol.
·
Gráfico do
desempenho do Brasil desde a primeira copa do mundo até a atual.
·
Elaboração
de um gráfico a partir do resultado da enquete ( professora de ciência) com os
moradores do bairro acerca da sua opinião acerca da copa.
Filosofia:
·
Realização de
leitura e reflexão de textos
informativos sobre preconceitos étnicos, raciais ou culturais
·
Estudos
comparativos entre a cultura de nosso país e e os que participarão da
copa ( previamente selecionado pelos docentes) definindo o que
herdamos deles e quais os motivos dessa herança.
·
Exploração do
conceito de racismo e confecção de painéis com figuras e reportagens que retratem
o preconceito.
·
Produção
textual a respeito de preconceito de cor e seus prejuízos
·
Questionar
quais meios de promover a união entre os povos e especificação das regras
para um bom jogo. ( Potencializá-las no torneio do dia 30 de maio).
História:
·
Pesquisa
sobre a vida de Charles Miller e sua importância para o futebol
·
Criação da
linha do tempo: História do Surgimento da Copa em papel metro com ilustrações
feitas pelos alunos.
·
Pesquisa
sobre os principais artilheiros de todas as copas
·
Pesquisar
entre os idosos da comunidade o jogador mais importante de cada década na
opinião deles anotar, discutir junto aos colegas e a partir da discussão fazer
texto coletivo.
Espanhol:
·
Hino
Nacional dos países adversários do Brasil na Copa do Mundo;
·
Pesquisa
de idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua
falada do país que sedia o campeonato e daqueles que estão no grupo do Brasil;
·
Estudar
as “saudações” dos países que participarão da copa.
Artes:
·
Confeccionar roupas com material reciclável
para “Caminhada da conscientização”
·
Elaborar com os alunos grito de
guerra/paródias sobre o cuidado com o meio ambiente, músicas sobre a copa e
etc.
·
Confeccionar a viseira com os alunos para
“Caminhada da conscientização”.
·
Criar o Mascote do Super Passo para premiação
no dia 06 de junho. (Cada sala ficará responsável por criar um mascote baseado
no país que a sua turma representa)
5º ano
: Brasil
6º ano:
Itália
7º ano: Espanha
8º ano:
França
9º ano:
Argentina
Educação
Física:
·
Escalação e treino de times para o jogo que ocorrerá no dia 30 de maio. (Jogos programados pela escola
entre séries).
·
Estudo das regras a serem utilizadas no
futebol.
·
Palestra sobre alimentação no intervalo dos
jogos.
Ciências:
·
Pesquisar
sobre poluição sonora e fazer a listagem dos prejuízos que podem causar .
·
Produzir
panfletos sobre o lixo e seus prejuízos
·
Realização de enquete com os moradores do bairro acerca da sua
opinião acerca da copa.
·
Montagem de
mural com curiosidades sobre animais da fauna brasileira, principalmente sobre
o mascote: Tatu bola.
·
Palestra
sobre DOPING e os prejuízos que ele trouxe à vida de alguns atletas flagrados
no exame.
·
Discutir
acerca do cuidado com o destino do lixo, comparando-o com outros países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário