PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL TRABALHAREMOS O GÊNERO POESIA, MAS, FOCADO APENAS NA OBRA DE VINÍCIUS DE MORAES: A ARCA DE NOÉ.
Apresentação
Na contemporaneidade a leitura e a escrita são um objeto
de profunda apreciação para todo e qualquer educador frente às dificuldades
enfrentadas em virtude da má estruturação das principais instituições sociais,
escola e família. As demandas do mundo atual não bastam – se de uma atividade
mecânica de leitura, escrita e reprodução, mas em escrever, ler, interpretar e
compreender fazendo us destas aquisições no próprio cotidiano, ou seja,
atribuindo – lhe necessariamente o valor social.
É preciso resgatar
o prazer da leitura partindo das assertivas de Freire que destacou que leitura
implica necessariamente em ler o mundo. O papel social da literatura infantil
nos anos iniciais da lectoescrita deve ser necessariamente restituído na
prática pedagógica. Especificamente, no
tocante a aquisição da leitura e da escrita, o contato com este tipo de obras
pode oferecer bem mais que o universo ficcional que desvelam, pois traz em si
um mundo de riquezas culturais, onde a poesia traz novas dimensões para o
leitor ainda que em formação.
Segundo o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil, Documento Introdutório, "as
instituições de Educação infantil (pré-escolas) consolidam hoje, que, um
objetivo essencial na formação de crianças que estejam aptas para viver e
relacionar-se em uma sociedade plural, democrática e em transformações
constantes (...) Ela deve intervir com intencionalidade educativa de maneira
eficiente visando a possibilitar uma aprendizagem significativa e favorecer um
desenvolvimento pleno, de forma a tornar essas crianças cidadãs numa sociedade
democrática" (MED/SEF, 1998).
Um dos grandes desafios posto hoje na
Educação Infantil é o de constituir uma prática pedagógica voltada para
compreende e assistir às necessidades da criança, que, certamente, já está
vivendo os processos envolvidos na aquisição da lectoescrita, em todos os seus
aspectos. Especificamente em relação à alfabetização, o objetivo a ser atingido
não é mais o de "preparação", desenvolvimento de prontidões para o
Ensino Fundamental, como se acreditava até então e muito se faz nas práticas
cotidianas em muitas escolas. Embora em passos lentos, entretanto
significativos, atualmente, a alfabetização vem deixando de ser encarada como um momento estanque e passou a
ser compreendida como um processo, no qual a Educação infantil tem papel
fundamental e constitutivo.
Consequentemente, torna-se necessário
estimular e possibilitar cada vez mais o interesse da criança para que, mesmo
carregado de significados, o aprendizado não se perca no curso do tempo. A
criança aprende se desenvolvendo e se desenvolve aprendendo e neste movimento
interativo a aprendizagem e a aquisição da lectoescrita deixa de ser apenas uma
atividade mecânica e passa a consistir em uma descoberta prazerosa para a criança..
Ao relacionar os aspectos envolvidos
na aquisição da lectoescrita com a relevância de oportunidades que a prática de
leitura de poemas pode oferecer, pretende-se expor algumas sugestões práticas
que podem ser desenvolvidas no ambiente educacional, de forma a atenuar as
respostas para o árduo desafio.
O Projeto “Navegando com Vinícius
de Moraes na arca de Noé” vem proporcionar
a docentes e discentes do Colégio Super
Passo um espaço para compreensão e exploração da linguagem poética traçando
novos desafios para o processo ensino – aprendizagem tornando a sala de aula um espaço encantador
de trocas, de afeto, respeito mútuo e cidadania.
Justificativa
A
linguagem é patrimônio da humanidade, seja ela, oral ou escrita, culta ou
popular, formal ou informal, é a expressão de sentimentos, relações, vivências
do próprio mundo que nos cerca. Entretanto, sabe – se que o conhecimento em sua
plenitude e diversidade não é alcançado por todos, por conta de fatores
políticos, econômicos e sociais. A maior parte dos alunos da escola pública tem
na escola a única oportunidade de contatos com livros e alguns tipos de
linguagens.
Frente
a tais demandas surge a função da escola na busca de reduzir as dicotomias do
conhecimento, oportunizando a todos os seus membros a vivenciar a diversidade
lingüística e perceber – se como parte e produtor do conhecimento, logo propõe
– se trabalhar nas séries iniciais com
as poesias de Vinícius de Moraes, compreendendo o momento como oportunidade de apresentação e contato com um tipo de
linguagem pouco vivenciada em suas realidades.
A linguagem
poética é pouco explorada. Muitos alunos só têm a oportunidade de descobrir a
riqueza da poesia já no final do Ensino Fundamental ou no próprio Ensino Médio,
período em que a poesia já não é vista como o mesmo encanto, sendo mais difícil
despertar tardiamente a sensibilidade para ouvir, ler e escrever poesias.
Nesta perspectiva este projeto tem
como finalidade principal despertar na criança no período da Educação Infantil , a sensibilização e o
prazer em “ler” (imagens) e interpretar
poesias e poemas ampliando seu universo temático, incentivando a oralidade, a criatividade, e o desenvolvimento no campo da lectoescrita,
além de comemorar o centenário de vinicius de Moraes..
Objetivo
Geral
Despertar
a sensibilidade, o interesse e o prazer em “ler”, interpretar poesias e poemas
através da Obra A Arca de Noé de Vinícius de Moraes , comemorando assim, o
centenário do autor.
Objetivos
Específicos
·
. Interpretar poesias através da leitura de imagens
·
Conhecer a biografia de Vinícius de Moraes e sua
obra “A Arca de Noé”.
·
Ampliar vocabulário
·
Oralizar os sentimentos que a poesia transmite
·
Relacionar elementos da poesia e poemas com outras
áreas do conhecimento.
·
Desenvolver a imaginação e a criatividade através da arte, com atividade
escrita e apresentações.
·
Trabalhar leituras de fábulas, contos de fadas a
partir dos temas abordados na obra A Arca de Noé.
·
Trabalhar o alfabeto a partir das poesias de forma
contextualizada.
·
Ensinar o alfabeto
a partir dos fonemas.
·
Comparar
as semelhanças das letras do título da poesia com seu nome.
·
Nomear e reconhecer diferentes animais.
·
Relacionar os animais citados na obra com as suas
respectivas classes (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes).
·
Reconhecer e discriminar numerais.
·
Desenvolver contagem de 1 até 10.
·
noções de capacidade.
·
Identificar e diferenciar através de experiências
noções de massa (mais leve/ mais pesado) e capacidade ( cheio / )vazio
CONTEÚDOS:
- Interpretação oral.
- Leitura de imagens.
- Estudo do próprio nome.
- Apresentação das vogais e consoantes a partir das poesias.
- reconhecimento das letras do alfabeto,
- desenhos livre a partir de imagens,
- Vocabulário matemático.
- História dos numerais
- Numerais 1 até 10.
- Noção de capacidade: cheio /vazio.
- Noção de massa: mais pesado/ mais leve.
- Historia e formação do universo.
- Elementos do universo: o sol, a água, o ar, e a terra.
- Sistema solar: a terra.
- O homem e os animais.
- Conhecendo melhor os animais: os mamíferos, os peixes, as aves, os répteis, e os anfíbios.
- Animais domésticos e selvagens.
- Animais úteis e nocivos.
AÇÕES:
- Construção do painel da arca.
- Apresentação da vida e obra (a arca de Noé) de Vinícius de Moraes.
- Audição das músicas do CD “Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes e Toquinho.
- Utilização das poesias do livro a Arca de Noé para trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar.
- Oficinas de artes para construção de animais: origami, palitos de fósforos, sucatas
- Aplicação da dinâmica dos sons.
- Contação de historias a partir de fantoches de palitos, livros, televisão de papelão, audição de cd, dedoches.
- Construção do álbum.
- Produções de cartazes com recortes e colagens.
- Realizações de experiências para identificar noções de capacidade, massa e alguns elementos do universo.
- Confecção e aplicação de jogos, alfabeto de encaixe, dedoches.
- Realização das brincadeiras: senhor caçador, Coelhinho sai da toca, coloque a cauda no burro (outro animal).
- Passeios para observação de diversos tipos de animais e seus respectivos habitat.
AVALIAÇÃO
A avaliação desse projeto será processual e contínua. Cabe
ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos em todas as etapas do
projeto, considerando o interesse, participação e valorização das criações
individuais e coletivas.
CULMINÂNCIA
A culminância será realizada com a presença dos pais que
prestigiarão as produções e a apresentações de seus filhos:
- Recitais.
- Jograis.
- Dramatizações.
- Coro falado.
- Coreografias.
Referências
BRASIL.
Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional
para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 30.ed., São Paulo: Paz e Terra, 2004.
___________. A Importância do Ato de Ler . São Paulo : Cortez., 2003
A
arca de Noé — Vinicius de Moraes, Companhia das Letrinhas,
São Paulo
ANEXOS:
SUGESTÕES DE HISTÓRIAS INFANTIS QUE PODEM SER
LIDAS DURANTE A APLICAÇÃO DESSE PROJETO:
Poesia A casa – os três porquinhos,
Chapeuzinho Vermelho.
Poesia O Pato – O patinho feio.
Poesia A Galinha D´Angola - A Fuga das
galinhas.
Poesia O Porquinho – OS três
porquinhos.
A Formiga – A Cigarra e a Formiga
O Pintinho – Meu pintinho amarelinho (a
poesia pode ser apresentada como uma história)
SUGESTÕES DE MÚSICAS PARA TRABALHAR NESSE PROJETO:
A Formiga - A formiguinha.
A Casa - Casinha enfeitada, Era uma casinha.
O Elefante – Um elefante, Bila-bilu.
O Pato – Cinco patinhos, todos os
patinhos.
O Gato – atirei o pau no gato, não atire o pau no
gato, Meu gatinho amarelinho.
A Galinha da Angola – O galo e a
galinha.
História do Dilúvio
Quase
todas as crenças religiosas da antigüidade possuem o mito do dilúvio, até o
século XIX, o dilúvio era considerado como verdadeiro, porém com o avanço
tecnológico e científico o homem iniciou um processo de descrença neste
ocorrido. Porém a geologia contemporânea comprova que ocorreu na região do
Crescente Fértil um dilúvio que abrangeu todo o mundo conhecido da época.
O Dilúvio
Não
se sabe exatamente qual a origem do mito do dilúvio, porém esta história é
representada das mais diversas formas por boa parte das civilizações
conhecidas.
"Supõe-se
que a idéia de dilúvio seja baseada na lembrança de alguma catástrofe produzida
por inundações. Essa noção, porém, surge sempre como um castigo divino à
maldade, vícios e devassidões a que se entregavam os homens." (Dicionário
de Mitologia greco-romana, São Paulo: Abril Cultural, 1973).
A história bíblica do dilúvio
A
história bíblica do dilúvio, a história de Noé, nos mostra um Deus descontente
com as imprudências humanas, Deus resolve destruir os homens, porém poupa Noé
sua esposa e três filhos com as respectivas esposas. A história do dilúvio
bíblico conta que Deus ordena a Noé que construa uma arca e que deve convocar
um casal de todos os animais viventes para que sobrevivam ao dilúvio.
"De
tudo que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar
na arca, para os conservares vivos contigo." (Bíblia Sagrada, Almeida
Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.)
Como
nos conta a história bíblica, Noé e sua família ficam quarenta dias e quarenta
noites debaixo de chuvas, toda a espécie humana é destruída, sobrando somente
os tripulantes da arca. Quando sai da arca, Noé firma uma aliança com Deus,
onde este promete que nunca mais haverá outro dilúvio igual.
Estou ansiosa para aplicar este projeto e ver florescer poetas no Super Passo.
ResponderExcluirEl@nia Ferreir@