COLÉGIO SUPER PASSO
Público alvo: Educação Infantil à ensino Fundamental II
Duração: 04 à 07 de Fevereiro de 2013
PROJETO: O CARNAVAL JÁ CHEGOU!!!
APRESENTAÇÃO
Todos sabem que o
carnaval é uma festa que propaga e auxilia na formação da cultura brasileira no
qual impregnam um símbolo de identidade nacional. Sendo assim, este
mini-projeto pretende acolher os alunos na primeira semana de aula do ano
letivo de 2013 de forma atrativa, alegre e contagiante e ao mesmo tempo
desenvolver metodologias de trabalho que visam uma análise interdisciplinar do
carnaval, promovendo novas possibilidades de conhecimentos a educadores e
educandos de forma inovadora e educativa.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver o tema carnaval de forma
interdisciplinar e inovadora, resgatando a história do carnaval nos tempos
primórdios, reconhecendo o seu verdadeiro papel e posicionando-se acerca da
temática
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
- Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
- Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
- Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir
diversão com confusão;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita;
- Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
- Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- Estimular o ritmo;
- Despertar e educar a atenção e a observação;
- Proporcionar liberdade de auto-expressão;
- Possibilitar habilidades com as mãos;- Desenvolver o espírito criador.
CONTEÚDOS
O carnaval
Linguagem oral e
escrita
O fazer artístico
Apreciação musical
Expressividade
Estatística
Efeito de bebidas e
drogas
ESTRATÉGIAS
Trabalho em sala
com músicas, poemas, parlendas, painéis e etc.
Pesquisa
Dança
Desenho
Pintura
Jogos diversos
Recorte e colagem
Vídeos
CD’s
Máscaras
Oficinas de
máscaras e fantasias
Murais informativos
CULMINÂNCIA
Baile de carnaval,
com exibição de máscara, apresentações de marchinas de carnaval e banho de
mangueira.
AVALIAÇÃO
Processual e
contínua, valorizando a expressividade a criatividade e a integração de todos
os envolvidos.
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES RELACIONADAS AO CARNAVAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA,
HISTÓRIA E ARTE:
Explore com os alunos os enredos de
algumas escolas de samba. Geralmente, eles contam uma história. Ajude os alunos
a estabelecer relações com o que é dito na música e a realidade.
MATEMÁTICA:
Estatística, porcentagem de índice de
violência, bebida alcoólica e uso de drogas.
ARTE, GEOGRAFIA E
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Como é festejado o carnaval em
Recife, Olinda, Manaus? Que outros carnavais existem no mundo? Divida a classe
em grupos e encarregue cada um de pesquisar um carnaval específico: Veneza,
Recife, Olinda, Rio de Janeiro e etc. Os grupos podem apresentar sua pesquisa
para os colegas utilizando músicas, danças, adereços e fantasias de acordo com
o carnaval do local pesquisado. Uso de mapas para a localização de estados e
países.
HISTÓRIA
Incentive os alunos a pesquisar a
história do carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de
rua e a comemoração atual.
ENSINO RELIGIOSO
O carnaval, desde sua origem, está
relacionado a permissividade. Peça que os alunos pesquisem o evento desde a
antiguidade, até a modernidade. Aliás, esse aspecto é bastante curioso, pois a
festa sempre foi malvista pela sociedade tradicional e por organizações
religiosas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário