Objetivo: Trabalhar
com os alunos um conteúdo específico no qual eles já tenham visto em sala.
5°
Ano
Subtema:
Lixo e meio ambiente
Objetivo: Falar sobre os
danos causados pelo lixo e a importância de se reciclar e como surgiu a
reciclagem. (Ver anexo I)
- Produção de cartazes a nível informativo, relatando os danos que o lixo pode causar ao meio ambiente, mostrando o tempo que determinados materiais levam para decompor;
- Montar com os alunos oficinas de reaproveitamento do lixo (reciclagem). Expor o material produzido nas oficinas no dia da feira, sendo que os artesanatos serão separados por matéria prima (Ex.: artesanato produzido a partir de garrafas plásticas, artesanatos produzidos a partir de caixa, etc.)
- Elaborar cartazes ou um painel que mostra o tempo de vida útil de materiais variado, desde uma folha de papel a uma pilha comum.
Obs.: O painel
poderá ser confeccionado com material reciclável (tampa de garrafa, lacre de
latinha, etc.), propiciando algo em relevo. O material no qual esteja sendo
dito o tempo de vida útil, pode está colado no painel.
EXPERIÊNCIA:
Mostrar como fazer uma composteira com o material orgânico coletado em casa.
Obs.: Os
alunos podem esta montando essas composteiras em sala para que os pais vejam
como é fácil aproveitar o lixo orgânico em casa para que se possa montar hortas
em caqueiros.
- Material: garrafa pet (2L), cascas de frutas e verduras, um pouco de terra e água.
- Procedimento: corte a garrafa na parte superior.
Depois
de cortada, coloque um pouco de terra dentro da garrafa, em seguida acrescente
as cascas de verdura. Vá alternando camadas de terra e cascas, sendo que a
ultima camada deve ser de terra.
Obs.: você pode misturar a
terra um pouco de areia, pois ela contém partículas de minerais.
MATERIAL
|
TEMPO
DE DECOMPOSIÇÃO
|
Lata de alumínio
|
200 a 500 anos
|
Lata de ferro
|
100 anos
|
Plástico
|
450 anos
|
Papel (lixo orgânico)
|
4 a 6 semanas
|
Vidro
|
4000 anos (estimado)
|
EXPERIÊNCIA:
Lixo
que vira brinquedo.
Bilboquê:
- MATERIAL: 1 copo de papel ou plástico usado ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio, barbante, 1 folha de papel usado, fita crepe, tinta guache.
- PROCEDIMENTO: Amasse o papel até forma uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de 1m de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com a fita crepe. Pinte o copo e faça um furinho na base. Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro do copo), dê um nó e use a fita crepe para fixar. O objetivo dessa brincadeira e segurar o copo co uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro sem tocar nela.
Dominó:
MATERIAL:
Revista velha, papelão, caneta e tesoura.
PROCEDIMENTO:
Folhei a revista velha com 28 figuras pequenas e recorte. Recorte o papelão em
28 retângulos de 5cm X 10cm. Faça um risco dividindo cada retângulo em duas
metades. Em uma metade, será colocada uma figura. Na outra, será escrito o nome
de uma outra figura. Faça isso em todas as peças, certificando-se de escrever o
nome de todas as figuras. O jogo vai começar! Coloque uma peça na mesa e
distribua as demais entre os outros participantes. Um de cada vez os jogadores
devem encaixar o nome à imagem correspondente ou vice-versa, até que não sobre
mais nenhuma peça na mão.
Obs.: Há
vários outros brinquedos feitos com material reciclável que poderão ser
produzidos na feira. Disponível em: alessialacerda.blogspot.com.br/2008/05/lixo-que-vira-brinquedo.html
6°
Ano
Subtema:
Biomas do Brasil
Objetivo: Falar
sobre a Caatinga e Mata Atlântica que são dois biomas presentes na região,
estando ambos em transição.
- Dividir a sala em dois grupos, cada grupo se responsabilizará pela produção de uma maquete que mostre as características principais de cada um desses biomas. Cada grupo ficara com um bioma.
- Montar cartazes ou painel que fale um pouco sobre a fauna presente nos biomas.
- Montar um mapa que mostre as regiões onde cada bioma abrange.
7°
Ano
Subtema:
Evolução e um pedacinho da história da ciência
Objetivo:
Contar
um pouco sobre a história da ciência através do processo de evolução, falando
sobre dois cientistas importantes nesse processo (Darwin e Lamarck).
- Montar um vídeo de poucos minutos, onde os alunos irão explicar e encenar sobre as teorias propostas por esses dois cientistas.
- Montar na sala um ambiente lúdico, onde o vídeo produzido pelos alunos será exposto aos visitantes.
8°
Ano
Subtema:
Célula, um pedacinho do quebra-cabeça corpo humano
Objetivo: A
célula sendo a menor estrutura que compõe o corpo humano, os alunos fará uma
viagem no interior dela, mostrando as partes que formam a célula.
·
Utilizando bolas de isopor, tinta, massa de
modelar, etc., confeccionar uma célula animal e uma vegetal completas, e algumas
partes que as diferenciam.
·
Cada aluno se responsabilizara em explicar o
papel, função de uma estrutura específica da célula.
EXPERIÊNCIA:
Vulcão
de levedura:
·
MATERIAL:
fermento biológico, água oxigenada, copo descartável, bacia ou prato fundo, um
pouco de detergente, corante(opcional)
·
MÉTODO: Dissolva
o fermento biológico em um copo de água. Coloque um pouco dessa mistura
(mais ou menos um dedo) em dois copos de plástico.
Pingue
algumas gotas de detergente nos dois copos com a mistura de leveduras.
Coloque
o copo com a mistura de fermento dentro de uma pia ou em uma superfície fácil
de limpar.
Despeje
um pouco de água oxigenada dentro do copo contendo um pouco da solução de
fermento e veja o resultado. É MUITO RÁPIDO!!!! Parece um vulcão.
·
EXPLICAÇÃO: O que faz a água oxigenada espumar
quando colocada na mistura de levedura é a presença de uma proteína chamada catalase. Essa proteína é uma enzima pois acelera as reações química
(reações que levariam dias para acontecer, ocorrem em alguns minutos ou segundos).
A
levedura é rica em catalase e, portanto, é fácil de observar essa reação.
Quando você usa a água oxigenada sobre
um ferimento, vemos o mesmo efeito de "espumar". Muita gente acredita
que isso acontece porque o ferimento tem microrganismos mas, essa não é a
realidade. Se você colocar a água oxigenada sobre sua pele sem ferimentos, nada
acontece - e ela não está livre desses microrganismos, não é?
No
caso do ferimento, a catalase é proveniente das células vermelhas do seu
sangue. Muitas outras células de seu corpo contêm essa enzima que serve de
proteção para o seu organismo. Isso porque a água oxigenada é, na verdade, um
peróxido de hidrogênio (H2O2), muito parecido com a água (H2O).
O
peróxido
de hidrogênio é formado em
nossas células mas é bastante tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para
as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o
nosso. Mas quando a catalase atua, formam-se dois compostos bastante
inofensivos para nosso organismo: a água e o oxigênio.
Disponível em: http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/VulcaoLeved.htm
EXPERIÊNCIA:
Extração
de DNA de uma cebola
·
Material: Uma cebola grande, uma faca de
cozinha, dois copos tipo americano, água quente (garrafa térmica), água
filtrada, sal de cozinha, detergente neutro, álcool etílico de 92,8% gelado
(deixe no congelador por 1hora antes de realizar o procedimento), bastão fino
de vidro ou madeira ou canudo de plástico, filtro de papel (café), gelo moído,
bacia para gelo, pilão.
·
Procedimento: pique a cebola em pedaços de
(0,5cm) e macere com o auxilio do pilão. No copo americano coloque 4 colheres
de sopa de detergente neutro e uma colher de chá de sal e adicione água até a metade, mexa bem até dissolver
completamente coloque a cebola picada no copo com a solução e leve em banho
Maria por 15 min.
Retire
o copo do banho Maria e resfrie-o rapidamente, colocando-o na bacia com gelo
durante 5 min.
Coe
a mistura no coador de papel. Recolhendo o filtrado em um copo limpo.
Com
cuidado adicione meio copo de álcool gelado ao líquido filtrado, deixe-o escorrer
vagarosamente pela borda. Forma-se duas fases, a superior (alcoólica) e a
inferior (aquosa).
Mergulhe
o bastão do copo e com movimentos circulares misture as duas fases. Formam-se
fios esbranquiçados que são aglomerados de moléculas de DNA.
Disponível
em:
ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/índex.php/programa/adote-um-cientista/270-aprenda
9°
Ano
Subtema: Modelos atômicos
Objetivo: Como sendo o átomo
uma unidade que compõe a matéria, podemos dizer que ele está presente em tudo.
Mostrar os modelos atômicos já criados, e a história da descoberta do átomo.
- Pesquisar e montar cartazes sobre a descoberta do átomo e a evolução dos modelos atômicos.
- Montar os três modelos atômicos com massa de biscuit.
- Falar um pouco sobre os cientistas responsáveis pela descoberta e estudo dos modelos atômicos.
Experiências:
Anexo I
Do lixo à reciclagem
Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Os nômades já
descartavam os restos dos animais que caçavam e, à medida que o homem foi
ficando mais “civilizado”, a quantidade de lixo produzida por ele também foi
aumentando.
De acordo com um estudo
da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), as civilizações antigas
(como os hindus) já dispunham de sistema de esgoto, além de pavimentação nas
ruas. Os israelitas, por exemplo, possuíam regras explícitas de como descartar
seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e
o lixo produzido no reino.
Na Idade Média, sabe-se que várias cidades italianas tinham normas
para a destinação de objetos e carcaças de animais, assim como a eliminação de
águas paradas e a proibição de lixo e fezes nas ruas.
Foi também na Idade Média que surgiram os primeiros serviços de
coleta de lixo. Inicialmente, estes eram prestados por particulares, mas quando
fracassavam optava-se pelo serviço público – que era exercido pelos carrascos
da cidade e seus auxiliares, tendo muitas vezes a ajuda das prostitutas.
Porém, na segunda metade do século XIX, com a Revolução
Industrial, houve um aumento significativo na produção de lixo, causando graves
impactos sanitários. Foi necessário programar novas medidas para amenizar a
complicada situação dos bairros operários e também dos bairros nobres.
No século XX, a questão do lixo já não girava em torno apenas do
descarte de materiais orgânicos. O destino de todo esse lixo (inclusive o
industrial) também consistia em um grande problema, tanto que até a metade do
século, EUA e Europa jogavam grande parte do lixo coletado nos mares, rios e
áreas limítrofes.
Contudo, até aquele momento, o mundo nunca havia produzido tanto
em todos os aspectos imagináveis. A Revolução Industrial trazia consigo novos
patamares de produção e, a partir deste momento histórico, a situação do
descarte tornou-se algo mais complexo e preocupante. Se antes o lixo era
constituído apenas de material orgânico, agora ele tem características
diversas: pode ser eletrônico, radioativo, industrial, químico, entre outros.
Com isso, surgiu a necessidade de pensar em alternativas que não
fossem simplesmente estocar todo esse lixo em aterros ou descartá-los de forma
irregular no ambiente, pois grande parte deste lixo demorava muito mais tempo
para se desintegrar. Assim, a reciclagem assumiu um papel importante diante de
tal necessidade.
A questão da reutilização também não é nova. O uso da matéria
orgânica, como adubo, por exemplo, já é reconhecidamente uma tradição que se
perpetuou por séculos (hoje dá-se o nome de compostagem – saiba tudo sobre essa
técnica aqui).
O que é reciclagem?
O conceito de reciclagem é simples: trata-se de pegar algo que não
tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se
forme um item igual ou sem relação com o anterior. Isso é feito de várias
maneiras e vemos o resultado desse processo no nosso cotidiano.
Esse é o caso de alguns bens de consumo, como latas de alumínio,
papel de escritório e recipientes de
plástico. Esses materiais são reciclados em grandes quantidades.
Aliás, a reciclagem desse tipo de material era comum no início do século XX,
quando muitos produtos eram reutilizados devido às crises econômicas (como a de
1929) e às guerras mundiais. Na década de 40, produtos como o náilon, a
borracha, papel e muitos metais eram racionados e reciclados, para ajudar a
suportar o esforço da Segunda Guerra Mundial (1939-1944).
Somente após esse período de recessão, países como os EUA viveram
momentos de grande prosperidade econômica que impulsionaram uma cultura de
consumo e desperdício. No caso da Europa – que ficou praticamente destruída
após a guerra –, a implantação do Plano Marshall (que estabelecia
ajuda de 17 bilhões de dólares dada pelos EUA a países devastados pela guerra)
ajudou a reconstrução econômica de nações como Inglaterra, França,
Alemanha e Itália.
Dessa forma, tanto Estados Unidos como a Europa viveriam anos de
colaboração comercial que trariam novamente êxito econômico, contribuindo muito
para uma sequência de décadas de abundância na fabricação de bens de consumo.
Apenas nos anos 70 a reciclagem voltaria a fazer parte das discussões sociais,
destacando-se a criação do Dia da Terra
- iniciada pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, ativista
ambiental, para a criação de uma agenda ambiental.
Atualmente, o termo reciclagem faz parte do cotidiano de bilhões
de pessoas ao redor do planeta, inclusive no Brasil.
Como reciclar?
Existem várias formas de destinar seu lixo para reciclagem. Em
princípio, se um produto for reciclável (veja como saber),
basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados.
Porém, nem todos os bairros, condomínios e casas possuem serviço de coleta
seletiva - o Portal eCycle já fez uma enquete
perguntando aos usuários a respeito, e 32,4% responderam que não havia coleta
seletiva em seu bairro – e muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de
postos independentes (veja como
localizar postos de reciclagem próximos à sua residência). Em outras
ocasiões, a prefeitura municipal se encarrega desse serviço.
Também é importante dizer que o avanço tecnológico pode fazer com
que um item que atualmente não é reciclável, torne-se reciclável no futuro.
Para os que já são recicláveis, é preciso ter alguns cuidados
especiais antes de enviá-los para coleta seletiva. Veja alguns exemplos:
Plástico - consiste em transformar os plásticos (tanto os
oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo -
quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo
por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser
utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos,
mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis etc.
Papel -
a grande quantidade de papel que é consumida no mundo causa graves problemas
ambientais, como o desmatamento de florestas. Para conter esse problema, uma
das soluções é a reciclagem, que reaproveita o papel usado para produzir outro
novo em folha; a reciclagem é simples e barata.
Caixas de Leite
- a maioria das embalagens longa vida é feita a partir de uma mistura de
materiais com propriedades diversas. Mesmo assim, é possível reciclá-las e, no
Brasil, existem cerca de 20 usinas especializadas na reciclagem de embalagens
cartonadas (Tetra Pak). É importante descartar os materiais recicláveis limpos,
para não ocorrer a proliferação de doenças, odores, bem como para evitar a
contaminação de itens recicláveis que estejam no mesmo local, pois caso ocorra
a contaminação, a reciclagem dos materiais contaminados fica mais difícil.
Caixas de Pizza
- óleo e gordura da pizza dificultam processo de reciclagem do papelão das
caixas. Mas há alternativas, como criar outras embalagens ou separar as partes
da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfície, e enviar para
coleta seletiva.
Pneus -
não são tóxicos, mas causam problemas. Apesar de não serem compostos de
materiais tão nocivos a ponto de prejudicar o meio ambiente, os pneus
descartados de forma errada contribuem para a proliferação de doenças, como a
dengue. Além disso, somente no Brasil, 45 milhões de pneus são produzidos por ano
e muitos pneus acabam jogados em rios, o que aumenta a calha dos mesmos,
podendo causar transbordamentos. Uma boa alternativa é recauchutar em uma
oficina ou doar para empresas que o reutilizam de outras formas.
Lâmpadas
Fluorescentes - mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da
lâmpada e podem prejudicar nossa saúde, portanto é importante tomar cuidado ao
descartá-las. Outra medida é assegurar que as lâmpadas não sejam enviadas para
aterros comuns. Por isso, consultar os postos de reciclagem adequados é
essencial.
Lixo Eletrônico
- conserte, doe, reutilize ou recicle, mas não jogue seus eletrônicos no lixo
comum, pois eles possuem vários componentes e substâncias que podem causar
doenças, como cádmio, chumbo e mercúrio. Sendo assim, o melhor que você pode
fazer é procurar postos de reciclagem para eletrônicos (clique aqui e acesse a sessão
específica para busca de postos da eCycle) ou tentar devolver os
produtos para os fabricantes, que ficarão responsáveis a dar uma destinação
correta a partir da lei de
resíduos sólidos.
Amianto
- a recomendação é de que o amianto seja descartado juntamente com resíduos
tóxicos, em aterros especializados. Portanto, mesmo com todas as garantias
dadas pela indústria, o amianto é um material perigoso e que não tem como ser
reutilizado ou reciclado.
As alternativas para descartar de forma consciente e sustentável
todo o tipo de lixo estão disponíveis no Porta eCycle. Não deixe de
consultar a Seção Recicle Tudo para
ficar por dentro de tudo que pode ser reciclado e como fazer isso!
E se você quer descartar seu lixo de forma correta, mas não há
serviço de coleta seletiva em seu bairro e você não tem tempo de procurar
postos de reciclagem, use o serviço Descarte Certo In
a Box! - uma forma de descartar objetos sem sair de casa e tendo a
garantia de que todos os seus componentes serão devidamente reciclados ou
tratados da melhor forma possível para reaproveitamento, sem qualquer risco
ambiental.
O upcycle
Assim como a reciclagem, a prática de upcycling também
consiste em dar uma nova utilidade a algo que foi descartado, porém, com a
diferença de não usar energia para transformar o objeto em matéria-prima. Ou
seja, é ainda mais ecológico, pois dispensa a energia gasta na atividade
industrial. Em outras palavras, trata-se de reaproveitamento.
Podemos observar esse processo em situações que esbanjam
criatividade, como reaproveitar
geladeiras como bibliotecas.
A tendência do upcycling também vem sendo abraçada pelas
indústrias da moda e da decoração (saiba mais).
Cenário da reciclagem no
Brasil
Hoje em dia, reciclar é mais do que necessário. A maioria dos
países tem essa preocupação, apoia programas ambientais e, consequentemente, de
reciclagem. No Brasil, de acordo com a associação sem fins lucrativos CEMPRE
(O Compromisso Empresarial para Reciclagem), o faturamento das cooperativas de
catadores cresceu 311%, com ganhos de produtividade que superam 50% (em
tonelagem/dia) no período de 2010 a 2014.
Um dos próximos passos para manter esse progresso é a formalização
da atividade desempenhada pelos catadores. Contudo, mesmo o Brasil tendo
mostrado iniciativas reconhecidas por órgãos internacionais, como o BID (Banco
Interamericano de Desenvolvimento), ainda há muito a se fazer. Em 2012, apenas
18% dos municípios brasileiros possuíam coleta seletiva.
Portanto, há uma grande porta de entrada para ideias verdes que
ajudem a proliferar ainda mais o conceito de reciclagem no Brasil e no mundo.
O Colégio está de parabéns, vocês realizaram um ótimo trabalho. É fato que os educandos aprendem muito mais partindo do concreto do que só na teoria.
ResponderExcluirElania Ferreira
eu e meu grupo na feira de ciencias a gente fez um carro de garrafa pet e uma garagem para o carro de papelão ,isso é aprendisagem para todos
ResponderExcluir