Leia o texto abaixo com muita atenção:
A coruja
e a águia
Coruja e águia, depois de muita
briga, resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra _ disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
— Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
— Basta de guerra _ disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isto: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
— Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...
Monteiro
Lobato
Para retrato de filho ninguém acredite em pintor
Lá diz o ditado: quem o feio
ama, bonito lhe parece.
Interpretação textual
1)
De acordo com o texto, responda:
a)
Qual foi a proposta que a coruja fez a águia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Por que elas
viviam brigando?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
O que foi quE a coruja e a águia combinaram para
não brigar mais?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Quem não cumpriu o acordo? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
f)
Qual foi a explicação que a água deu à coruja por
não ter não ter respeitado o acordo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Agora mostre que você realmente é craque em
interpretação textual e responda mais essas!!!!
Leia novamente o texto A coruja e a águia e
assinale as alternativas corretas
1)
Os personagens dessa história são:
a)
A coruja, a cigarra e os filhotes c) A águia, a coruja e os
filhotes
b)
Os filhotes,
a coruja e a cegonha d) a
águia, os filhotes e a onça
2)
Depois de muita briga, coruja e águia resolveram
fazer:
a)
Guerra c) uma festa
b)
As pazes d) uma comemoração
3)As
personagens principais combinaram
a) Uma comer o filhote
da outra c) A águia não
ia comer os filhotes da coruja
b) As duas comerem os
filhotes do canário d) Dar
uma lição no leão
4) Um dia quando a águia
estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos
lindos c) dois
filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos
lindos d)três filhotinhos horríveis
5) A coruja disse para a águia que seus filhotes
eram :
a)
lindos e tristes c )
lindos e alegres
b) alegres e feios
d) feios e tristes
6) A águia quando encontrou
os filhotes da coruja não os reconheceu porquê:
a) achou-os muito
bonitos c)
eles estavam dormindo
b) eles pareciam ser
horríveis d) eles
estavam piando muito alto
7) A moral “ Quem o feio
ama bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as
pessoas feias
b) Quando gostamos de
alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as
pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
8) A razão para a coruja
considerar seus filhotes muito bonitos é porquê:
(a) era cega ( b) era muito convencida ( c) não enxergava muito bem (d) era a mãe
9) Essa história trata
especialmente de:
a) incompreensão (b) mentira ( c) esperteza (d) ingratidão
10) Esse texto é:
(a) uma poesia (b) Texto informativo ( c) um conto de fadas d) uma fábula
Leia o texto.
A coruja e a águia
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
—
Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
—
Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
—
Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.
CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais?
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
08 - Leia novamente o texto A
coruja e a águia e assinale as alternativas corretas
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos
lindos c)
dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos
lindos d)três
filhotinhos horríveis
2) A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e
tristes c)
lindos e alegres
b) alegres e
feios d)
feios e tristes
3) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu
porque:
(a) achou-os muito
bonitos
(c) eles estavam dormindo(b) eles eram horríveis para a águia (d) eles estavam piando muito alto
(c) eles estavam dormindo(b) eles eram horríveis para a águia (d) eles estavam piando muito alto
4) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser
bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é
porque:
(a) era
cega
(b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão (b) mentira
( c) esperteza (d)
ingratidão
7) Esse texto é:
(a) uma poesia (b) Texto informativo (c) um conto
de fadas (d) uma fábula
Nenhum comentário:
Postar um comentário